Notícias

Notícias Nacionais e

Internacionais:  

 

Chris Brown chora em homenagem a Michael Jackson

Chris Brown homenageou Michael Jackson no palco.Chris Brown homenageou Michael Jackson no
palco. (Foto: Matt Sayles/AP)
O cantor Chris Brown chorou no palco enquanto realizava uma homenagem a Michael Jackson na festa de entrega da décima edição dos prêmios Black Entertainment Television (BET), na noite deste domingo (27).
O irmão do "rei do pop" Jermaine Jackson foi o encarregado de apresentar a interpretação de Brown, um confesso admirador do criador de "Thriller", que repassou com precisão algumas das coreografias mais destacadas da carreira do cantor com temas como "Remember the Time", "Smooth Criminal" e "Billie Jean".
A emoção se apoderou de Brown quando agarrou o microfone para fazer uma versão de "Man in the Mirror". Ao artista lhe faltou a voz e, embora tenha tentado se recompor e secar as lágrimas, terminou sua atuação assinalando ao céu e consolado por Jermaine Jackson.
Cantor não conteve a emoção durante apresentação neste domingo (27).Cantor não conteve a emoção durante apresentação neste domingo (27). (Foto: Matt Sayles/AP)
A atuação de Brown, que está em liberdade condicional após agredir no ano passado sua ex-namorada Rihanna, se tornou o momento mais relevante de uma cerimônia na qual se quis lembrar Michael dois dias depois de completar um ano de sua morte.

Fonte:  G1 Notícias: 28/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

 

Coréia do Norte ameaça reforçar seu poder dissuasório nuclear

Seul, 28 jun (EFE).- Coreia do Norte assegurou hoje que reforçará seu poder dissuasório nuclear "com um novo desenvolvimento" e lembrou que os Estados Unidos estudaram o uso de armas nucleares contra Coreia do Norte no passado, informou a agência oficial norte-coreana "KCNA".

Um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores norte-coreano disse à "KCNA" que documentos americanos desclassificados recentemente demonstram que o Governo de Washington estudou o uso de suas armas nucleares quando a Coreia do Norte derrubou um avião espião dos EUA em 1969, incidente no qual morreram 31 tripulantes americanos.

"O fato histórico demonstra que responder ao poder nuclear com o poder nuclear é a decisão correta", acrescentou o porta-voz norte-coreano em suas declarações.

O porta-voz alegou que isto é uma mostra mais de que os EUA tentam usar seu arsenal nuclear cada vez que se apresenta a ocasião à base de prosseguir com sua "política de poder" contra a Coreia do Norte e acrescentou que o atual Governo dos EUA não mudou de postura.

Fonte:  Uol Notícias: 28/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

 

Apple vende 3 milhões de iPads em 80 dias

Por meio de comunicado à imprensa, a Apple anunciou hoje que vendeu mais um milhão de iPads em apenas 21 dias, chegando a três milhões de unidades do dispositivo comercializadas desde o seu lançamento. Com o produto à venda em mais lugares do que antes, acredita-se que a média de vendas mensais passará dos dois milhões entre julho e agosto, quando teremos a tablet disponível em 19 países.
iPad visto de baixo, deitado e grande
“As pessoas estão adorando o iPad conforme ele se torna parte do dia-a-dia”, disse Steve Jobs, CEO da Apple, prometendo que a empresa continua trabalhando na produção de mais tablets para atender à forte demanda. Nove países deverão recebê-la em julho, mas não foi divulgado até o momento quais serão eles.
Enquanto isso, os atuais usuários do iPad podem tirar proveito de 11.000 apps criados especificamente para ele, já disponíveis na App Store gratuitamente ou à venda por preços simbólicos. Até o final do ano, a Apple deverá entregar uma nova versão do iOS para o dispositivo, oferecendo multitarefa e pastas para organização de apps, entre outros recursos.

Fonte:  MacMagazine: 23/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.


Brasil é a próxima potência mundial, diz bilionário americano

O bilionário americano Sam Zell, 68, está no Brasil, hoje e amanhã, para expandir os investimentos do grupo Equity International no país que considera a próxima "potência mundial".
"O quanto vamos investir depende das oportunidades. Até hoje, nenhuma foi maior do que o nosso apetite por capital", afirmou Zell à Folha, por telefone, de Chicago.
O grupo de private equity já tem participações em cinco empresas brasileiras, entre elas a Gafisa e a BR Malls, que tem atualmente 35 shoppings em seu portfólio.
Entusiasta do Brasil, Zell atribui ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o reconhecimento do país como "uma das oportunidades mais atraentes do mundo".
O empresário americano minimiza o risco de superaquecimento da economia brasileira. "O país vai muito bem. Prefiro investir em um país quente demais a investir em um país frio", diz.
"Começamos a estudar o Brasil há quase 12 anos. Desde então, houve o reconhecimento [no exterior] da estabilidade fiscal do país", elogia.
"O Brasil elevou as taxas de juros antes de outros países, evitando a hiperinflação que o infestou no passado."
Para o americano, "o Brasil sempre foi reconhecido como tendo enormes recursos e oportunidades, mas, no passado, não soube tirar vantagem disso".
"Nos últimos oito, nove anos, tem havido um novo nível de disciplina, fazendo dele uma das oportunidades mais atraentes no mundo. O presidente Lula focou no crescimento enquanto manteve a disciplina fiscal, para evitar a hiperinflação."
Zell diz achar que, hoje, ""há menos obstáculos para investir no país". "O Brasil está se transformando de um país em desenvolvimento em um país desenvolvido."
A eleição tampouco o preocupa -os dois principais candidatos à Presidência, diz, manterão a política econômica atual.
Ele dá dois conselhos para que o país continue no caminho para se tornar uma potência com liderança mundial: "Manter a disciplina fiscal e continuar a desenvolver os seus recursos e a construir infraestrutura, facilitando os investimentos".
Apesar de o principal foco da sua empresa ser no setor imobiliário, Zell afirma não descartar nenhuma área. Mas, ao final da entrevista, o empresário responde com um rápido ""não" quando questionado se investiria na mídia brasileira.
Uma das grandes polêmicas que assombram sua carreira é a aquisição da Tribune Company, em 2007. No ano seguinte, o grupo, que publica o ""Los Angeles Times" e o ""Chicago Tribune", entre outros veículos, pediu falência.
Com o processo ainda em andamento, Zell recusa-se a comentar o assunto. Questionado se se arrepende de ter investido em mídia nos EUA, diz apenas: ""Não tenho arrependimento nenhum". 

Fonte:  Folha.com: 23/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

 

Irã barra inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica

Conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções ao programa nuclear do Irã, que parte do Ocidente suspeita estar voltada para o desenvolvimento de armas atômicas

O Irã proibiu nesta segunda-feira (21) a entrada no País de dois inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que iriam verificar suas instalações nucleares, afirmou a agência de notícias “Isna”, que citou o chefe do programa nuclear iraniano, Alí Akbar Salehi.

Salehi teria dito que os inspetores não têm o direito de ir ao Irã, porque “filtraram informações antes que elas fossem oficialmente anunciadas e ainda fizeram relatórios falsos".
O Parlamento iraniano havia aprovado na quarta-feira (16) um projeto de lei para reduzir ao mínimo a cooperação com a Agência AIEA, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
A medida significa uma resposta à decisão do Conselho de Segurança da ONU que aprovou o endurecimento das sanções internacionais impostas ao Irã pelas suspeitas sobre seu programa nuclear. O país já havia anunciado que reduzirá "em breve" suas exportações de minério para os países que votaram a favor das novas sanções impostas pela ONU.
Ilegais e inválidas
O governo iraniano afirmou na última sexta-feira (18), em comunicado publicado pela agência Irna, que as sanções recebidas do Conselho de Segurança da ONU são ilegais e deveriam ser revogadas.
O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, que coordena a política de segurança e defesa do país se posicionou contra as medidas, alegando violação da soberania nacional.
"A entrada do Conselho de Segurança das Nações Unidas nas atividades nucleares pacíficas da República Islâmica do Irã é ilegal e inválida", disse o órgão em comunicado.
Às medidas da ONU aprovadas no dia 10 de junho, somaram-se nesta semana sanções extras aplicadas pelos EUA e pela UE.
De acordo com o órgão iraniano, a aprovação destas sanções adicionais seriam ilegais pois quebram um artigo do estatuto da ONU e contradizem as regras da AIEA.
Estados Unidos
O Tesouro dos EUA também impôs na última quarta-feira (16) sanções adicionais ao Irã por seu programa nuclear, pondo na "lista negra" mais empresas e pessoas suspeitas de ligações com o programa nuclear ou de mísseis do Irã.
As medidas proíbem transações de americanos com as entidades listadas, e buscam congelar quaisquer bens que elas tenham sob jurisdição americana.
"Nossas ações hoje são destinadas a deter outros governos e instituições financeiras estrangeiras de lidar com essas entidades e, desse modo, apoiar as atividades ilícitas do Irã", disse o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner.
O Tesouro americano também tomou uma medida separada para pressionar o setor energético do Irã, identificando 20 empresas de petróleo e petroquímicas que estão sob controle do governo iraniano --de modo que não podem fazer negócio com os EUA, sob um embargo comercial geral.
Geithner disse que os EUA planejam mais ações para aumentar a pressão financeira contra o Irã nas próximas semanas. "Vamos continuar mirando apoiadores do Irã para organizações terroristas. Vamos continuar focando na Guarda Revolucionária do Irã', disse. 'E vamos continuar a expor os esforços do Irã para evitar as sanções internacionais."

Fonte:  Uol Notícias : 21/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

 

Brasil desistiu de mediar acordo com Irã, diz "Financial Times"

O Brasil desistiu de tentar mediar um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear, diz um artigo do jornal britânico "Financial Times" publicado nesta segunda-feira.
Segundo o "FT", o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, disse ao jornal que o Brasil suspendeu a iniciativa de mediação depois que os Estados Unidos rejeitaram a proposta de acordo com o Irã costurada pelo Brasil e pela Turquia.
"Queimamos os nossos dedos ao fazer coisas que todo mundo disse que eram úteis e no fim concluímos que algumas pessoas simplesmente não aceitam um 'sim' como resposta", disse Amorim ao jornal.
O chanceler brasileiro disse ainda ao "FT" que, se houver solicitação, o Brasil poderá voltar à mesa de negociações, mas que o país não assumirá uma "postura pró-ativa" na mediação.
"Um alto oficial do governo americano recebeu bem a notícia de que Brasília não vai mais se colocar à frente das negociações, face à decisão do Brasil e da Turquia de votar contra as sanções das Nações Unidas contra o Irã neste mês", diz o "FT", sem citar o nome deste oficial.
O oficial teria dito ainda que o Brasil não pode atuar como mediador porque o fato de ter votado contra as sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) demonstra que o país não é neutro na questão. Ele argumentou ainda que o assunto deveria ser tratado pelos membros permanentes do Conselho.
De acordo como jornal, os comentários feitos por representantes brasileiros e americanos demonstram as "cicatrizes" deixadas nos dois lados pelas diferenças em relação ao Irã.
"Em uma indicação de que Brasil e Estados Unidos estão tentado superar suas dificuldades, Brasília decidiu não seguir adiante com a retaliação contra os subsídios americanos aos produtores de algodão, apesar de ter recebido luz verde da Organização Mundial do Comércio", afirma o "FT".
Mas, segundo o "FT", o Brasil ainda se arrisca a irritar não apenas os Estados Unidos, mas também outros países, ao insistir que vai exportar etanol para o Irã.
A venda do combustível não está proibida segundo as sanções da ONU, mas qualquer suprimento para o setor de energia iraniano seria visto como violação ao espírito da resolução da ONU, afirma o jornal. 

Fonte:  Folha.com : 21/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

_______________________________________________________

Terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atinge norte do Peru

 Redação central, 19 mai (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu nesta terça-feira o norte do território peruano, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP), mas por enquanto não há informações sobre vítimas.

O abalo aconteceu às 23h15 pelo horário local (01h15 de quarta-feira em Brasília), com epicentro a 219 quilômetros de profundidade, a 46 quilômetros a leste da localidade de Bagua Grande, na região do Amazonas.

O movimento foi sentido nas localidades de Chachapoyas, Moyobamba, Rioja, Cajamarca e até em Trujillo, a 270 quilômetros de distância, segundo a imprensa local.

Segundo as mesmas fontes, houve cortes no fornecimento elétrico e quedas de casas de tijolos de terra crua, mas por enquanto não há informações sobre vítimas.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), que não emitiu alerta de tsunami, tinha informado que o sismo teve magnitude 6 na escala Richter e profundidade de 125,6 quilômetros.

Fonte:  Uol Notícias : 19/05/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

Dezessete grandes terremotos já abalaram o mundo em 2010 


Em pouco mais de quatro meses, pelo menos 17 grandes terremotos já foram registrados ao redor do mundo em 2010. Depois do abalo registrado nesta quarta-feira (14) na China, os principais tremores se concentraram nos continentes americano e asiático, mas na Europa também houve registro de um grande abalo sísmico. O R7 relembra as ocorrências e traz a lista dos maiores e mais fortes terremotos desde o início do ano.

12 de janeiro – Um tremor de 7,3 graus na escala Richter atinge o Haiti e destrói a capital Porto Príncipe. Foi o pior abalo nos últimos 200 anos no país da América Central. Cerca de 270 mil pessoas morreram e outro 1,5 milhão foi afetado, em um prejuízo financeiro estimado em US$ 7 bilhões. O país do Caribe já recebeu alguma ajuda financeira, mas as condições de vida para a população seguem dramáticas.

27 de fevereiro – Um terremoto de 8,8 graus deu origem a tsunamis e varreu o Chile, no maior tremor desde 1950. Aproximadamente quinhentas pessoas morreram e o Governo chileno teve de arcar com um prejuízo de cerca de US$ 30 bilhões, a maior parte na área residencial, de infraestrutura e industrial.

28 de fevereiro – Um novo abalo de 6,2 graus voltou a atingir o Chile e causou ainda mais pânico entre a população. 

 Foto de satélite da Nasa algumas horas após o terremoto do dia 27/02 mostra uma nuvem de poeira sobre a capital chilena

4 de março – Um terremoto de 6,3 graus atingiu o norte do Chile, no terceiro grande tremor em menos de uma semana sentido no país.

4 de março – No mesmo dia em que tremores agitaram o Chile, a ilha de Taiwan sofreu um abalo de 6,4 graus na escala Richter.

5 de março – Um forte tremor de 6,6 graus voltou a atingir o Chile, sendo o sétimo acima de 5 graus de magnitude a ser sentido em 12 horas no país sul-americano. 
 


6 de março – A Indonésia foi atingida por um terremoto de 7,1 graus no sudoeste da ilha de Sumatra.


8 de março – Um abalo de 6 graus atinge a Província de Elazig, na Turquia, matando pelo menos 38 pessoas e ferindo dezenas de outras.

11 de março – Três terremotos na casa dos 7,2 graus na escala Richter voltaram a atingir o Chile em menos de 25 minutos entre o primeiro e o último. 

14 de março – Um tremor de magnitude 6,6 foi sentido no Japão, mas sem registro de tsunami. O epicentro foi registrado dentro do mar, mas foi sentido até na capital Tóquio. 

14 de março – No mesmo dia, um terremoto de 7 graus atingiu a Indonésia, mas sem danos materiais.

15 de março – Um novo tremor de 6,7 graus foi sentido em Concepcion, no Chile, deixando parte da população do país no escuro. 

25 de março – A capital das Filipinas, Manila, foi atingida por um tremor de 6,2 graus na escala Richter. 

26 de março – Tremor de 6,2 graus atinge mais uma vez o Chile. 

28 de março – Abalo de magnitude 6,1 é registrado no Chile.


30 de março – Um forte terremoro atingiu o mar de Andamão, no oceano Índico, ao sul de Myanmar. Não houve alerta de tsunami. 

4 de abril – Um abalo sísmico de 7,2 atingiu o México e causou pânico na população, matando ainda pelo menos uma pessoa na cidade de Mexicali. O tremor foi sentido também nos Estados Unidos.

 Fonte: Liderança.org 


___________________________________________________________________________________
Notícias Regionais
Programa GESTAR conclui trabalhos

Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso participaram no dia 9 de junho de 2010 do Centro de Formação Continuada e Atendimento Educacional Especializado (Cefaee), 24º encontro, o­nde a Língua Portuguesa e Matemática (aplicadas do 6º ao 9º ano) foram temas das discussões e encerramento do programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
 Há mais de um ano, com oficinas quinzenais, os professores cursistas e suas formadoras reúnem-se durante quatro horas para estudos, troca de experiências pedagógicas, questionamentos e sugestões sob um olhar inovador, com autonomia e trabalho em equipe.
 Desde a estruturação do programa e a primeira semana de curso em Belo Horizonte, as formadoras Roselaine Medeiros (Matemática) e Marcia Lelles (Língua Portuguesa) ministraram os estudos e as atividades que foram acompanhadas por seus tutores, professores da Unb. As oficinas realizadas no curso eram aplicadas nas escolas, em um contexto interdisciplinar, enriquecendo cada conteúdo e possibilitando a participação efetiva da comunidade escolar.
 No decorrer do programa, os professores participavam dos fóruns e chats no “Aprendizagemrede”, um ambiente virtual, criado pela Secretaria Municipal de Educação, o­nde postavam e discutiam os conteúdos estudados nos encontros. “Tudo isto acontecia de forma descontraída e prazerosa”, afirmaram as professoras, que também tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a transposição didática das atividades, visitando as escolas e trabalhando ao lado dos seus cursistas.
 Foram horas de estudos presenciais e à distância que já resultam em aulas mais dinâmicas e projetos diversificados, procurando atender às necessidades de cada escola inserida no programa, o qual tem como um dos objetivos permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.
 “O evento foi coroado com a brilhante apresentação dos professores em seus trabalhos nas escolas e carinhosa presença da secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, das coordenadoras municipais Regina Marcia Penha Pimenta, Ana Maria Heto e Marcia Goulart, profissionais da Secretaria de Educação, que compartilharam com as formadoras a alegria e entusiasmo dos cursistas pela conquista e agradável sensação de vitória ao final de um trabalho árduo e com resultado promissor, cuja semente fora plantada em 2009. Acreditamos mais na escola das perguntas do que na escola das respostas”, finalizaram.
 

Fonte:  Prefeitura Municipal - Notícias: 23/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.

CME se reúne para discutir Educação Infantil 











 Na manhã do dia 12 de maio de /2010, na sua sede à rua Pimenta de Pádua, n.º 942-B, o Conselho Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso, sob a presidência de Ana Maria Costa Heto, realizou mais uma reunião. O primeiro tema apresentado foi a construção do novo Centro de Educação Infantil no município em parceria com o governo federal através do Proinfantil.
 Segundo as informações da coordenadora da Educação Infantil, Ana Elizabete de Carvalho Pádua, o fato do município ter aprovado o PAR (Plano de Ações Articuladas) do compromisso “Todos pela Educação”, é que possibilitou a parceria na construção. A secretária municipal de Educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, afirmou que a obra já está sendo licitada e o valor total será de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Deste valor, o governo federal entra com R$ 700 mil e o restante é contrapartida do município.
 Na oportunidade foi feita uma explanação pela assessora da Secretaria de Educação, Priscila Duarte Silva Cunha, sobre a Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Durante a apresentação fez-se um paralelo com o atendimento oferecido nos Centros de Educação Infantil de Paraíso e constatado que temos uma estrutura física e pedagógica privilegiada.
 Participaram da reunião as assessoras da Superintendência Regional de Ensino,  Sandra Calzavara e Marina Bergamasso Moura, que colocaram os conselheiros a par das ações desenvolvidas no município no sentido de promover a inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais através do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Devido à amplitude do assunto e ao grande interesse dos conselheiros, o tema voltará à pauta da próxima reunião do Conselho que será no dia 14 de junho, às 14h, o­nde todos os interessados estão convidados a participar.

Fonte:  Prefeitura Municipal - Notícias: 23/06/2010 - Para ver o artigo oficial, clique aqui.


Ônibus Intermunicipais já transitam fora do centro
Desde o último domingo,16, os ônibus que fazem linhas intermunicipais e interestaduais que utilizavam vias de regiões próximas ao centro tiveram de mudar o itinerário. A avenida Zezé Amaral para quem vai para São Tomás de Aquino e Franca, além do entroncamento em obras da BR-491 e BR-265 são as opções para quem segue com destino a Mococa, Campinas e São Paulo além de Ribeirão Preto. A medida que não agradou os usuários é uma determinação do Decreto 3.788, do prefeito Mauro Zanin, que alega pretende desafogar o trânsito em várias regiões da cidade.
A mudança foi anunciada no início do mês e entrou em vigor em 16 de maio, domingo passado. Até então os ônibus oriundos de Franca e São Tomás de Aquino, utilizavam a Rua Dr. Placidino Brigagão e a Avenida Delfim Moreira, para chegarem até o Terminal Rodoviário Ângelo Scavazza, transitando bem próximo do centro. Já os ônibus com destino e origem a Guaxupé, Campinas, São Paulo e Ribeirão, além de outras cidades menores do interior de Minas e do Estado de São Paulo, nos últimos meses utilizavam a Avenida Wenceslau Braz com contorno pela Praça da Abadia, para acessar as rodovias BR-265 e a BR491, conforme seus respectivos destinos.
Com a proibição dos ônibus de trafegarem e pararem dentro da cidade principalmente nas áreas consideradas próximas ao centro, os usuários são obrigados a deslocarem até a rodoviária ou tentarem algum ponto de parada já na rodovia. Ontem a tarde a reportagem registrou passageiros embarcando com sentido a Ribeirão Preto (SP) em um ponto improvisado às margens da BR-265, nas proximidades do bairro Cidade Nova. Já os ônibus com sentido a Guaxupé, Mococa, Campinas e São Paulo, fizeram parada de embarque no trevo de entrocamento entre as duas rodovias a cerca de 500 metros após a Vila João XXIII.
De nada adiantaram os reclames feitos pelos usuários que estão sendo obrigados a fazerem grandes deslocamentos para chegarem aos pontos de embarque improvisados fora da cidade. Nem mesmo os apelos feitos pela prefeita de São Tomás de Aquino, Maria Helena Abrão e também do presidente da Câmara dos Vereadores Aquinense, Dalmon Superbi, e também de vereadores de Paraíso conseguiram sensibilizar o prefeito. Na última semana o presidente da Câmara, Ailton Sillos falou com Zanin a respeito, dizendo-lhe das inconveniências. As empresas Trian-gulino e Campo Belo já fazem o trajeto passando pela Avenida Zezé Amaral, para chegar ao terminal rodoviário e em direção contrária para acessar a Rodovia Pedro Cerize, após o bairro São Judas Tadeu.
O assunto foi motivo de comentários na última reunião dos vereadores em Paraíso, na quinta-feira passada. Segundo o líder do prefeito, Walker Américo de Oliveira; parte das mudanças efetivadas principalmente dos ônibus que transitavam pela Avenida Wenceslau Brás, foi em decorrência da indicação de um vereador que denunciou risco eminente de graves acidentes no trecho próximo a Praça João Flávio, que possuía um ponto de embarque e desembarque de passageiros dos ônibus intermu-nicipais, interestaduais e até os coletivos urbanos.

Fonte: Jornal do Sudoeste - Para ver todo o artigo, clique aqui.


Reativação de trêns turísticos deve mobilizar Prefeitura e Câmara
Lideranças de São Sebastião do Paraíso estão sendo chamadas a participar do Projeto “Expresso Café Com Leite” que já está sendo executado em Altinópolis (SP). A iniciativa é da ASPMPF (Associação São Paulo e Minas de Preservação Ferroviária) que encaminhou solicitação de informações e documentos para São Sebastião do Paraíso para que o município integre o projeto. A medida visa explorar o potencial turístico da região através da reativação da ferrovia interligando municípios paulistas e mineiros.
O “Expresso Café Com Leite” é um projeto que está em fase de desenvolvimento pela ASPMPF. De acordo com Antonio A. Ferri, que preside a associação, trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a preservação da ferrovia. A entidade obteve reconhecimento como sendo de utilidade pública em 9 de agosto de 2007. No final do ano passado o prefeito de Alti-nópolis Ernany Hyssa Luiz encaminhou ao Legislativo de Altinópolis um projeto de lei que tem como finalidade fomentar o turismo e também viabilizar a implantação do projeto de reativa-ção das linhas férreas.
Agora a entidade também está convocando as lideranças de São Sebastião do Paraíso para que sejam parceiros no empreendimento. Ofícios com solicitações de informações foram encaminhados ao prefeito Mauro Zanin e também ao vereador Ademir Santos. A princípio os trens chegariam ate o Distrito de Guardinha, ou até mesmo à sede do município. Os dois lugares já são interligados pela linha férrea apesar da existência de freqüentes e insistentes roubos de trilhos registrados em Paraíso.

Fonte: Jornal do Sudoeste - Para ver todo o artigo, clique aqui.

Histórico dos
trens em Paraíso
As origens da Estrada de Ferro São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa.
A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a FEPASA (Ferrovias Paulistas S/A). Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraíso, está abandonada em quase toda a sua extensão.
A estação de São Sebastião do Paraíso foi aberta em 1911 e era o ponto final da E. F. São Paulo-Minas. Apenas três anos mais tarde, foi aberta também na cidade uma nova estação, com o mesmo nome, mas da Mogiana, estação esta que pertencia ao ramal de Passos e que ligava Guaxupé a Passos. As duas estações foram ligadas entre si por trilhos. Em 1976, os trens de passageiros deixaram de circular pela São Paulo-Minas, e apenas um ano depois, pela Mogiana, naquele ramal. Na época, tudo já era Fepasa. Os trilhos atravessavam a atual avenida onde hoje estão as duas estações, passava em diagonal na frente da estação da São Paulo-Minas e entrava no pátio.
Os trilhos dela foram retirados antes de 1980 e unificados com os da Mogiana. Posteriormente, foi feito o desvio (por volta de 1990) por fora da cidade, desviando o tráfego da estação da Mogiana diretamente para Itaú de Minas. Em 1982 foi inaugurado um Centro Social Urbano (uma praça de esportes), e neste ano os trilhos já não estavam mais lá. A linha Ribeirão Preto-Passos, agora formada e que na verdade não alcançava Passos, mas sim Itaú de Minas (pouco antes), por causa do transporte de cimento da fábrica hoje da Votorantim, não durou muito: em meados dos anos 1990 já estava tudo abandonado, e assim permanece até hoje. A estação hoje é a sede do Corpo de Bombeiros da cidade. 

Fonte: Jornal do Sudoeste - Para ver todo o artigo, clique aqui.